top of page

A NOSSA HISTÓRIA

O início da Maçonaria não é definido por data precisa, porém, nos últimos séculos sua atuação promoveu mudanças em todos os aspectos da Sociedade. Seus membros fizeram parte de todas as Revoluções Liberais ocorridas no mundo Ocidental, no intuito de reformar as estruturas políticas e sociais. A Revolução Gloriosa, a Revolução Americana e a Revolução Francesa foram realizadas por Maçons. No Brasil, a Independência, a Libertação dos Escravos e a Proclamação da República também ocorreram graças à atuação de seus membros.

Desde o princípio, quando as Lojas estavam espalhadas pelo mundo, essa atitude vanguardista foi uma característica marcante da Maçonaria Universal. Com a união das Lojas foi possível o crescimento em larga escala da Fraternidade por todo o globo, sendo esta centralização em Grandes Lojas e Orientes muito eficaz no fortalecimento da Ordem. As Potências multiplicaram-se, já que as necessidades e prioridades em cada lugar eram diversas, e com esse crescimento descentralizado foi, e está sendo possível, manter a característica vanguardista da Maçonaria.

Assim, no dia 1º de agosto de 2009, com o intuito de unir os dois princípios, o Reformista e o Vanguardista, três Lojas, “Liberdade de Pensar”, “Aurora Dourada” e “Amem-Rá”, resolveram, em Assembleia, fundar o “Grande Oriente Maçônico Pan-americano”.

É objetivo do GOMP, enquanto potência maçônica, fortalecer as Lojas Jurisdicionadas e promover o seu crescimento estruturado e, consequentemente, do grande Oriente, tendo como base o mais amplo Princípio Democrático, no qual as Lojas têm voz ativa em todas as decisões da Potência.

O Grande Oriente Pan-americano luta por uma sociedade mais justa e perfeita, seguindo os princípios da Maçonaria Universal.

Desde de sua fundação o GOMP vem fortalecendo sua estrutura. Atualmente, trabalhamos em três Ritos: o Rito Escocês Antigo e Aceito, o Rito de Memphis e o Rito Francês, tendo estabelecido tratados de amizade e reconhecimento com potências maçônicas regulares no Brasil, nas Américas, na Europa e na Ásia.

Convidamos a todos os nossos Irmãos de outras Potências para fortalecermos os laços Fraternais que nos unem e deixamos nossas portas abertas às Lojas Independentes que tenham interesse de se filiar ao GOMP.

À Gloria do Grande Arquiteto do Universo.

bottom of page